Técnicas de estamparia

Dentre as formas de estampar em diversos materiais, das técnicas manuais às digitais, relacionamos aqui as mais utilizadas, as que dão bons resultados de impressão e as que oferecem o melhor custo-benefício. Nós lhe ajudamos a decidir qual a mais apropriada para o que você deseja!

Sublimação

Técnica que transfere uma imagem impressa para fundos claros, preferencialmente brancos, permite criar estampas sem limite de cores e imprimir com alta fixação, nitidez e excelente qualidade do produto final. Pode-se estampar por sublimação em diversos materiais, que recebem, previamente, uma camada de poliéster. Em tecido, o ideal é que contenha de 70 a 100% de poliéster na composição.

Sublimação total

Esta técnica de estamparia é similar à sublimação, em que uma imagem digital impressa é transferida direto para a superfície a ser estampada, sem limite de cores, com alta fixação, nitidez e excelente qualidade do produto final. A Sublimação Total diferencia-se por cobrir de ponta a ponta o tecido antes de transformá-lo em produto, sendo, por isso, muito utilizada para abadás, uniformes esportivos e almofadas. Aqui também o ideal é que o tecido contenha de 70 a 100% de poliéster na composição.

Silk Screen ou Serigrafia

Técnica manual que utiliza, para cada cor contida na estampa, uma tela matriz com o negativo das imagens que passarão para o tecido através da pressão de um rolo puxador. É a técnica mais antiga e também a mais utilizada e seu resultado é um dos melhores, principalmente considerando o custo benefício quando a quantidade de impressões de uma mesma estampa é grande. O Silk Screen, ou Serigrafia, pode também ser aplicado digitalmente através do Silk Digital.

Silk Digital – DTG

Conhecida no ramo de estamparia também com DTG (Direct to Garment), ou Estamparia Digital Direta, utiliza-se de uma impressora com jato de tinta para que a estampa passe diretamente para o tecido, que precisa ser de algodão. Essa técnica é pura tecnologia, modernidade, rapidez e qualidade, ideal para estampar fotografias e artes com muitas cores, inclusive tons de bronze, dourado e prateado. Com essa técnica, é indiferente se a demanda é de uma ou de 1.000 peças.

Transfer – OBM

Transfer é uma técnica digital das mais procuradas por ser simples, prática, rápida, utilizável em diversos materiais e produtos e por ofertar um bom custo/benefício, principalmente quando produzida em grandes quantidades. Essa técnica consiste em transferir a estampa, por calor, de uma folha especial para a superfície a ser estampada através de uma prensa térmica aquecida e é mais indicada para tecidos de algodão, preferencialmente brancos.

Transfer Dark (Dark Film)

Essa técnica, também digital, é similar à Transfer – OBM, só que indicada para tecidos em cores, especialmente o algodão e o poliéster. Consiste em transferir para o tecido (algodão ou poliéster) a estampa em material emborrachado e de corte eletrônico, cuja arte tem que ter o fundo definido com moldura.

Plotter

Técnica indicada para estampar camisetas e uniformes esportivos, reproduzindo, sempre com alta qualidade, números, nomes e formas nas camisas de atletas ou outras peças. A estampa é fixada em tecido 100% algodão através de uma prensa térmica, o plotter, e é removida quando a película protetora e o tecido já estão frios. Seu custo/benefício recai sobre a qualidade do produto final.

Bordado

O bordado é a forma mais tradicional de personalização em tecido (preferencialmente algodão ou poliéster), imprimindo elegância e praticidade à peça com possibilidades infinitas. Muito utilizado para estampar logomarcas, com ou sem palavras escritas, e mensagens curtas em camisetas, camisas polo, uniformes escolares e profissionais, bonés e até mesmo em camisetas promocionais.

ícone de WhatsApp